Del 16 al 18 de Noviembre 2016 Florianópolis - Brasil

Conferencistas

Aluisio de Souza Moreira

 

Aluisio de Souza Moreira – Doutor em Ciências, no Programa de Engenharia Civil, em Projetos de Obras Hidráulicas Marítima, ênfase em modelo portuário pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2009). Ingresso no Sistema Portuário, Cia Docas de Santos (1964). Desenvolvimento e aplicação de metodologia de pesquisa aplicada em sistema de informações de Indicadores do modelo porto concentrador em portos nacionais e em países da União Européia, Ásia, América do Sul e América do Norte (1993-2015). Formulador e COORDENADOR do COOPERAPORTOS, Grupo  Técnico Portuário Nacional, formulações ambientais, transportes e modelos portuários (2000-2016). Engenheiro, Especialista Portuário do quadro de carreira da CIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CODESP, ADMINISTRADORA DO PORTO DE SANTOS, Área de planejamento (1975-2016). Experiência de exercício em cargos de Adjunto de Departamento, Coordenador, Chefe de Departamento, Gerente e Superintendente das áreas de operações, regulação, qualidade, meio ambiente e planejamento do porto de Santos (1975-2016). Professor e Pesquisador, ênfase em planejamento e desenvolvimento sustentável de modelos portuários (2007-2016). 

 

Arturo Giner Fillol

 

Arturo Giner Fillol – Licenciado en Ciencias Económicas y Empresariales por la Universidad de Valencia (España). Master en Gestión Portuaria y Transporte Intermodal ICAI – ICADE por la Universidad Pontificia de Comillas (España). Chief Financial Officer (CFO) de la Autoridad Portuaria de Valencia-Valenciaport (España). Miembro del Consejo de Administración de Infoport Valencia, S. A. Profesor del “Master en Gestión Portuaria y Transporte Intermodal”, de la Universidad Pontificia de Comillas, “Master en Finanzas y Control de Gestión” de la Fundación Universidad Empresa de Valencia - ADEIT. Profesor del “Master en Contabilidad, Auditoría y Control de Gestión” de la Universidad de Valencia. Profesor del Programa de Capacitación Portuaria de la UNCTAD (Naciones Unidas). Miembro de la Junta Permanente de la Comisión de Contabilidad de Gestión de la Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA). Premio del año 2016 a los 100 mejores Directores Financieros de España. Revista Actualidad Económica, núm. 2.769, Julio 2016. Autor de los libros: “Cálculo y gestión estratégica de costes portuarios”; “Gestao Portuária: com caso práctico no Porto de Valência (Valenciaport); “Contexto y Tendencias de la Contabilidad de Gestión en el Sector Portuario”. Ha presentado y publicado artículos en los anales de muchas conferencias internacionales y en revistas científicas sobre contabilidad de costes, tesorería, planificación estratégica, cuadro de mando integral, sostenibilidad, entre otros temas.

 

Eduardo Ratton

 

Eduardo Ratton – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestre em Geotecnia pelaUniversité Libre de Bruxelles (1981), doutor em Ciências Aplicadas - Geotecnia pela Université Libre de Bruxelles (1983) e pós-doutor pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (1986). Professor titular do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1980 e um dos fundadores do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, onde é superintendente. Possui ampla experiência profissional nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Transportes e Estudos Ambientais. Na gestão pública, atuou como diretor de Meio Ambiente dos Portos de Paranaguá e Antonina (PR) e consultor técnico no Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul. Participou de mais de 100 congressos e seminários de alcance internacional, sendo conferencista no Fórum ECO92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. É autor de diversas publicações científicas e livros na área de Gestão Ambiental de Obras de Infraestrutura de Transportes.

 

Fernando Antônio Correia Serra

 

Fernando Antônio Correia Serra – Mestre em Administração de Empresas pela UniMonte, Santos-SP, Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília - UnB, Advogado pelo UniCEUB, Brasília-DF. Especializações em Informática e Gestão de TI. Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, exercendo o cargo de Gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho Portuário da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade – SDS, da ANTAQ. Com atuação na ANTAQ, no setor aquaviário desde 2010, desenvolve ações relacionadas a Portos Públicos, Terminais de Uso Privativo, navegações marítimas, de apoio e interior, bem como desenvolvimento de diversos estudos técnicos, econômico-financeiros e de planejamento. É responsável pela coleta, manutenção e publicação dos dados estatísticos de movimentação portuária e de terminais privados brasileiros (Sistema de Desempenho Portuário), publicações do Anuário Estatístico da ANTAQ e Boletins Portuários Trimestrais. Participa de grupos de trabalhos voltados para modernização e estímulo ao setor aquaviário, tais como o Pró-Cabotagem, CNAP, Conaportos, GT Náutico, dentre outros.

 

Fernando Seabra

 

Fernando Seabra – Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Economia - University of Essex / Inglaterra (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Economia, Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (mestrado / doutorado). As áreas preferenciais de pesquisa são Economia internacional e integração, investimento externo (direto e portfolio), finanças internacionais, comércio exterior e logística, economia de transportes. Pesquisador do LabTrans – Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

 

José Augusto de Jesus Felício

 

José Augusto de Jesus Felício – Doutor em Gestão (PhD). Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL), nos programas de licenciatura em Gestão, Pós-graduação e Doutoramento. Presidente do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (UL). Director científico dos cursos de pós-graduação em Shipping and Ports Management (SPM), Retail Management and Logístics (RML), Gestão Autárquica (GA) do ISEG/UL e Doutoramento em Gestão. Autor e co-autor de livros sobre gestão e shipping and ports, com diversos textos sobre portos e transporte marítimo, publicados em revistas profissionais. Investigador com trabalho científico publicado em revistas internacionais de elevado factor de impacte nas áreas de gestão estratégica, empreendedorismo, marketing e na área marítimo-portuária.

 

Luis M. Ascencio

 

Luis M. Ascencio – International Consultant on logistics, supply chain management and international trade. He is currently a consultant of the Latin American and Caribbean Economic System (SELA) and is currently leading the Program “Latin American and Caribbean Network of Digital and Collaborative Ports” sponsored by SELA and CAF-development bank.  He holds a bachelor degree in Industrial Engineering and a Master of Science in Operations Management and currently pursues a specialization in Public Policies in Transport. He has been working in applied research and consultant projects in Chile and Latin America and the Caribbean.

 

Luis Rogerio Pupo Gonçalves

 

Luis Rogerio Pupo Gonçalves – Presidente da SCPAR Porto de Imbituba, desde dezembro de 2012 (Santa Catarina - Brasil). Graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP. Possui especialização em Engenharia Urbana e Ambiental pela FURB - SC e Mestrado em Infraestrutura e Gerencia Viária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Exerceu os cargos de Diretor da Portinvest; Diretor de Projetos e Captação de Recursos e Diretor de Transportes (Secretaria de Infraestrutura de SC);  Diretor Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville; Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Sociesc/Joinville; Professor da UFSC, UDESC, FURB e Sociesc.

 

 

Osmari de Castilho Ribas

 

Osmari de Castilho Ribas - Graduado em Economia pela Faculdade Católica de Administração e Economia – Curitiba – PR (1981). Pós Graduações: Especialização em Engenharia Econômica – Faculdade Católica de Administração e Economia (1991); Especialização em Administração de Recursos Humanos – Universidade Federal do Paraná (1995); MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (2005). Desde 2001 na PORTONAVE S/A – Terminais Portuários de Navegantes, atuando como Diretor Superintendente Administrativo.

 

 

Paulo César Côrtes Corsi

 

Paulo César Côrtes Corsi – Presidente do Porto de São Francisco do Sul, desde janeiro de 2007 (Santa Catarina - Brasil). Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackensie – SP. Pós-Graduação pela Escola de Empresas de São Paulo – FGV/EAESP. MBA em Planejamento de Transportes pela Escola de Administração de Turim – EAT / Itália (1985) – Gerenciamento Portuário – Porto de Roterdã – Canal de Acesso – Porto de Antuérpia. Atua há 21 anos no setor portuário, tendo exercido cargos diretivos em empresas de renome nacional, com destaque para Porto de Imbituba – SC (Diretor Geral); Terminal Babitonga S. A – SC (Diretor Superintendente); EADI Portobello – SC (Diretor Superintendente); Porto de São Sebastião – SP (Diretor Geral); Ministério dos Transportes – DF (Diretor de Logística); CMTC – SP (Diretor de Planejamento e Administração) e Metrô São Paulo – SP (Engenheiro de Desenvolvimento). Professor e Palestrante da área de Logística e Transporte.

 

Rafael Farromeque Quiroz

 

Rafael Farromeque Quiroz – Especialista Senior de la Vicepresidencia de Infraestructura de CAF – Banco de Desarrollo de América Latina. Líder del Programa de Desarrollo Logístico Regional de América Latina. Cuenta con más de 25 años de experiencia tanto en el sector público, privado y académico; en las áreas de planificación del transporte y logística, regulación y políticas nacionales, desarrollo portuario, estructuración de concesiones de infraestructura, gestión logística integral y facilitación del comercio. Cuenta con estudios de Postgrado en Desarrollo de Infraestructura en la Universidad de Harvard, EE.UU.Es Master en CienciasenSupplyChain Management y Logística por la Universidad de Cranfield, Reino Unido. MBA por la Universidad del Pacífico, Perú.Diplomado en Alta Gerencia por el  TEC de Monterrey, México. Estudios de Postgrado en Políticas y Evaluación de Proyectos de Transporte en CEPAL-Chile. Es licenciado en Ciencias Marítimas y cursó estudios de ingeniería en la Universidad Nacional de Ingeniería del Perú.

 

Ricardo Sanchez

 

Ricardo Sanchez – De nacionalidad argentina, es un Economista egresado de la Universidad del Salvador en 1983, y Master en Administración y Economía de los Servicios Públicos de la Universidad Carlos III de España y la Universidad de París X Nanterre. En los últimos 30 años ha trabajado en 29 países de los 33 que conforman América Latina y el Caribe, y ha tenido actuación académica y profesional en otras regiones como Europa y Asia.  Tiene más de 146 publicaciones a su haber. Amplia experiencia profesional en el sector privado y el público, en organismos internacionales y estatales, en empresas nacionales y extranjeras. Actualmente, es el Acting Director de la División de Infraestructura y Recursos Naturales de la CEPAL, Naciones Unidas, a cargo de los temas de  recursos naturales y energía, con énfasis en minería, petróleo, gas y recursos hídricos, además de los asuntos de infraestructura, temas marítimos y portuarios, y logística, e integración física. Ha sido funcionario de la Secretaría de Política Económica (Argentina), Director de Educación Continua del Instituto Superior de los Economistas de Gobierno en Argentina, y miembro de los Comités Académicos de dos maestrías en Economía de Gobierno, y miembro del Comité de Dirección del Postgrado en Economía Pública en tres universidades.

 

Rui Carlos Botter

 

Rui Carlos Botter – Graduado em Engenharia Naval-USP (1980), graduado em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1981), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1992), livre-docência em Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística (2002). Em outubro de 2006 por meio de Concurso Público tornou-se Professor Titular da Escola Politécnica da USP na área de Transportes e Logística. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq a partir de 2013 em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-A. Ex-Presidente do Instituto Panamericano de Engenharia Naval para a gestão 2006/2007, Professor de cursos de atualização/especialização da USP,professor no PNV-EPUSP, membro titular do CT-Aquaviário  entre 2009 e 2011, membro acadêmico convidado da Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em logística, simulação, transporte marítimo, sistemas portuários, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento e Gestão de Sistemas Logísticos. Pesquisador do CILIP – Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária.

 

Ruy Alberto Zibetti

 

Ruy Alberto Zibetti – Coordenador Jurídico e Institucional Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura – ITTI/UFPR (2010-2016). Coordenador Jurídico Transição Porto de Manaus / DNIT (2010-2011). Secretário de Desenvolvimento Região Metropolitana / PR (2009). Diretor de Desenvolvimento Empresarial / Diretor Comercial – Portos do Paraná – Governo do Paraná (2005-2008). Superintendente da Rede Ferroviária Federal RFFSA (2003-2005). Doutorando em Direito Internacional – UIB/Espanha. Especialista em Direito de Navegação e Portuário / Direito Maritimo. Especialista Portos e Infraestrutura / Especialista Direito Comunitario. Especialista em Gestão Pública / Direito Sócio-Ambiental. Professor Universitário. Autor de obras literárias. Membro do Conselho de Infraestrutura da Fiep. Membro da OEA – Organização Interamericana de Portos. Prêmio Destaque e inovação do Mercosul – Ilius. Prêmio Teresa Gerini – Patrimônio Histórico e Turístico (Itália). Moção Pública – Assembléia Legislativa do Paraná.

 

Vitor R. Caldeirinha

 

Vitor R. Caldeirinha – É Licenciado em Economia, Pós–Graduado em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária, Mestre em Gestão/MBA, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade  de Lisboa - UL, é ainda, Doutorado em Gestão Portuária na Universidade de Évora. Está ligado à atividade portuária desde 1994, na APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foi Chefe da Divisão de Planeamento e Desenvolvimento e Diretor Comercial e de Marketing, em 2001 e 2002, foi Diretor Comercial na APL - Administração do Porto de Lisboa, era, desde 2005, Diretor de Desenvolvimento Estratégico e Logístico da APSS. Atualmente é Presidente da Autoridade Portuária de Setúbal - Portugal e Presidente da APP - Associação dos Portos de Portugal. Pesquisador do Centro de Estudos em Gestão da Escola de Economia e Gestão – Lisboa (Portugal). Publicou diversos livros e artigos científicos em periódicos qualificados sobre gestão e desempenho portuário.